Examen de Portugués de Andalucía (PEvAU de 2019)

Comunidad Autónoma Andalucía
Asignatura Portugués
Convocatoria Ordinaria de 2019
Fase Acceso
Ver el examen de la otra fase

Informar de un error

PRUEBA DE ACCESO Y ADMISIÓN A LA UNIVERSIDAD ANDALUCÍA CEUTA MELILLA y CENTROS en MARRUECOS CURSO 20182019 LENGUA EXTRANJERA PORTUGUÉS Instrucciones a Duración 1 hora y 30 minutos b No se permite el uso de diccionario c La puntuación de las preguntas está indicada en las mismas d Los alumnos deberán realizar completas una de las dos opciones A o B sin poder mezclar las respuestas OPO A Morcegos os agentes secretos das bibliotecas Durante a noite estranhos mamíferos voadores invadem a biblioteca…

Temas mencionados new_releases

Melilha
Melilha

Melilha (em espanhol e de forma comum no Brasil Melilla; em berbere: Mritch ou Mrińć; em √°rabe: ŔÖŔĄŔäŔĄŔäō©) √© uma cidade aut√≥noma espanhola, situada no norte de √Āfrica, na parte oriental da cadeia montanhosa de Rif, na parte norte do cabo das Tr√™s Forcas e na margem do mar de Albor√£o. Marrocos reclama-a como parte integrante do seu territ√≥rio, mas o governo espanhol nunca manteve nenhuma negocia√ß√£o com o pa√≠s a esse respeito nem nunca expressou inten√ß√£o de o fazer.

Fuente: wikipedia.org
Extranjera
Extranjera

Extranjera: Primera Parte √© o primeiro extended play (EP) da artista musical mexicana Dulce Mar√≠a. O seu lan√ßamento ocorreu em 9 de novembro de 2010 atrav√©s da Universal Music. Gravado durante um per√≠odo entre 2009 e 2010, o disco foi registrado como primeira parte do projeto musical de estreia da cantora; o mesmo teve uma continua√ß√£o ‚ÄĒ ‚ÄĒ que foi lan√ßada no ano seguinte como uma sequela do citado. Musicalmente, trata-se de uma obra pop, influenciada por diversos g√™neros como dance-pop, pop rock e soft rock, enquanto o seu conte√ļdo l√≠rico √©, em sua maioria, sobre o amor.

Fuente: wikipedia.org
Século XVIII

Milénios: primeiro milénio d.C. - segundo milénio d.C. - terceiro milénio d. C. Séculos: Século XVII - Século XVIII - Século XIX.

Fuente: wikipedia.org
Morcego
Morcego

O morcego √© um animal mam√≠fero da ordem Chiroptera cujos membros superiores (bra√ßos e m√£os) t√™m formato de asas membranosas, tornando-os √ļnicos mam√≠feros naturalmente capazes de voar. No Brasil, o morcego pode ser raramente chamado pelos seus nomes ind√≠genas andir√° ou guandira.

Fuente: wikipedia.org
Palácio Nacional de Mafra
Pal√°cio Nacional de Mafra

O Convento/Patrim√≥nio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, em Portugal. A cerca de 25 quil√≥metros de Lisboa, √© composto por um pal√°cio e mosteiro monumental em estilo barroco, na vertente alem√£. Os trabalhos da sua constru√ß√£o iniciaram-se em 1717 por iniciativa de Jo√£o V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera em nome da descend√™ncia que viesse a obter da rainha dona Maria Ana de √Āustria. Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas da iniciativa Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.

Fuente: wikipedia.org
Esquilo
Esquilo

Os esquilos pertencem a uma grande família de mamíferos roedores de pequeno e médio porte conhecida como Sciuridae. No Brasil, são também conhecidos como serelepe, caxinguelê, caxinxe, quatimirim, quatipuru, agutipuru ou acutipuru. Na Galiza e algumas zonas de Portugal também é conhecido por esquio. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com que roem sementes com facilidade, principalmente bolotas.

Fuente: wikipedia.org
Fruto do mar
Fruto do mar

Na culinária, frutos do mar são animais, que geralmente possuem uma concha ou carapaça, como os crustáceos e moluscos, extraídos do mar ou de água doce, usados na alimentação humana. Apesar de não fazer parte da definição estrita, os peixes são normalmente incluídos nesta categoria.

Fuente: wikipedia.org
Visão Júnior
Vis√£o J√ļnior

A Vis√£o J√ļnior √© a √ļnica revista mensal portuguesa de informa√ß√£o dirigida a crian√ßas e jovens entre os 6 e 14 anos, chegando √†s bancas todas as primeiras quintas-feiras de cada m√™s. Foi lan√ßada a 5 de agosto de 2004.

Fuente: wikipedia.org
Bruxelas
Bruxelas

Bruxelas (em neerland√™s: Brussel; em franc√™s: Bruxelles), oficialmente a Regi√£o de Bruxelas ou Regi√£o de Bruxelas-Capital (em neerland√™s: Brussels Hoofdstedelijk Gewest; em franc√™s: R√©gion de Bruxelles-Capitale), √© a maior √°rea urbana na B√©lgica e a capital de facto da Uni√£o Europeia (UE). √Č composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas, propriamente dita, que √© a capital da B√©lgica, Flandres e da Comunidade francesa da B√©lgica.

Fuente: wikipedia.org
Brasil

Brasil (pronuncia-se localmente), oficialmente Rep√ļblica Federativa do Brasil, √© o maior pa√≠s da Am√©rica do Sul e da regi√£o da Am√©rica Latina, sendo o quinto maior do mundo em √°rea territorial (equivalente a 47% do territ√≥rio sul-americano) e popula√ß√£o (com mais de 200 milh√Ķes de habitantes). √Č o √ļnico pa√≠s na Am√©rica onde se fala majoritariamente a l√≠ngua portuguesa e o maior pa√≠s lus√≥fono do planeta, al√©m de ser uma das na√ß√Ķes mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorr√™ncia da forte imigra√ß√£o oriunda de variados locais do mundo.

Fuente: wikipedia.org
União Europeia
Uni√£o Europeia

A Uni√£o Europeia (UE) √© uma uni√£o econ√≥mica e pol√≠tica de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa. A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carv√£o e do A√ßo (CECA) e na Comunidade Econ√≥mica Europeia (CEE), formadas por seis pa√≠ses em 1957. Nos anos que se seguiram, o territ√≥rio da UE foi aumentando de dimens√£o atrav√©s da ades√£o de novos Estados-membros, ao mesmo tempo que aumentava a sua esfera de influ√™ncia atrav√©s da inclus√£o de novas compet√™ncias pol√≠ticas. O Tratado de Maastricht instituiu a Uni√£o Europeia com o nome atual em 1993. A √ļltima revis√£o signi…

Fuente: wikipedia.org
São Paulo
S√£o Paulo

S√£o Paulo ( ) √© uma das 27 unidades federativas do Brasil. Est√° situado na Regi√£o Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paran√° a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, al√©m do Oceano Atl√Ęntico a sudeste. √Č dividido em 645 munic√≠pios e sua √°rea total √© de, o que equivale a 2,9% da superf√≠cie do Brasil, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital √© o munic√≠pio de S√£o Paulo e seu atual governador √© Geraldo Alckmin.

Fuente: wikipedia.org
Recife
Recife

Recife √© um munic√≠pio brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Regi√£o Nordeste do pa√≠s. Pertence √† Mesorregi√£o Metropolitana do Recife e √† Microrregi√£o do Recife. Com √°rea territorial de aproximadamente, √© formado por uma plan√≠cie aluvial, tendo as ilhas, pen√≠nsulas e manguezais como suas principais caracter√≠sticas geogr√°ficas. Cidade nordestina com o melhor √ćndice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), o Recife √© a quarta capital brasileira na hierarquia da gest√£o federal, ap√≥s Bras√≠lia, Rio de Janeiro e S√£o Paulo, e possui o quarto aglomerado urbano mais populoso do Brasil, ap√≥…

Fuente: wikipedia.org
Peru
Peru

Peru (em qu√©chua e aimar√°: Piruw), oficialmente chamado de Rep√ļblica do Peru (em espanhol:; em aimar√°), √© um pa√≠s sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Col√īmbia, a leste pelo Brasil e pela Bol√≠via e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, √© banhado pelo oceano Pac√≠fico.

Fuente: wikipedia.org
Maranhão
Maranh√£o

Maranh√£o √© uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no extremo oeste da Regi√£o Nordeste. Limita-se com tr√™s estados brasileiros: Piau√≠ (leste), Tocantins (sul e sudoeste) e Par√° (oeste), al√©m do Oceano Atl√Ęntico (norte). Sua √°rea √© de, possuindo 217 munic√≠pios, sendo o segundo maior estado da Regi√£o Nordeste do Brasil e o oitavo maior estado do Brasil. Tem uma popula√ß√£o de 6.904.241 habitantes. Em termos de produto interno bruto, √© o quarto estado mais rico da Regi√£o Nordeste do Brasil e o 17¬ļ estado mais rico do Brasil. A capital e cidade mais populosa do Maranh√£o √© S√£o Lu√≠s. Ou…

Fuente: wikipedia.org