Examen de Portugués de Andalucía (PEvAU de 2019)

PRUEBA DE ACCESO Y ADMISIÓN A LA UNIVERSIDAD ANDALUCÍA CEUTA MELILLA y CENTROS en MARRUECOS CURSO 20182019 LENGUA EXTRANJERA PORTUGUÉS Instrucciones a Duración 1 hora y 30 minutos b No se permite el uso de diccionario c La puntuación de las preguntas está indicada en las mismas d Los alumnos deberán realizar completas una de las dos opciones A o B sin poder mezclar las respuestas OPO A No paredo austero da Mundial onde a prudncia administrativa mandou pespegar uma lápida É proibido afixar anúnc…
Comunidad Autónoma Andalucía
Asignatura Portugués
Convocatoria Ordinaria de 2019
Fase Admisión
Ver el examen de la otra fase

Informar de un error

Temas mencionados new_releases

Melilha
Melilha

Melilha (em espanhol e de forma comum no Brasil Melilla; em berbere: Mritch ou Mrińć; em √°rabe: ŔÖŔĄŔäŔĄŔäō©) √© uma cidade aut√≥noma espanhola, situada no norte de √Āfrica, na parte oriental da cadeia montanhosa de Rif, na parte norte do cabo das Tr√™s Forcas e na margem do mar de Albor√£o. Marrocos reclama-a como parte integrante do seu territ√≥rio, mas o governo espanhol nunca manteve nenhuma negocia√ß√£o com o pa√≠s a esse respeito nem nunca expressou inten√ß√£o de o fazer.

Fuente: wikipedia.org
Extranjera
Extranjera

Extranjera: Primera Parte √© o primeiro extended play (EP) da artista musical mexicana Dulce Mar√≠a. O seu lan√ßamento ocorreu em 9 de novembro de 2010 atrav√©s da Universal Music. Gravado durante um per√≠odo entre 2009 e 2010, o disco foi registrado como primeira parte do projeto musical de estreia da cantora; o mesmo teve uma continua√ß√£o ‚ÄĒ ‚ÄĒ que foi lan√ßada no ano seguinte como uma sequela do citado. Musicalmente, trata-se de uma obra pop, influenciada por diversos g√™neros como dance-pop, pop rock e soft rock, enquanto o seu conte√ļdo l√≠rico √©, em sua maioria, sobre o amor.

Fuente: wikipedia.org
José Saramago
José Saramago

Jos√© de Sousa Saramago GColSE (Goleg√£, Azinhaga, ‚ÄĒ T√≠as, Lanzarote) foi um escritor portugu√™s. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Tamb√©m ganhou, em 1995, o Pr√©mio Cam√Ķes, o mais importante pr√©mio liter√°rio da l√≠ngua portuguesa. Saramago foi considerado o respons√°vel pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em l√≠ngua portuguesa. A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, uma honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado.

Fuente: wikipedia.org
Aforismo

Aforismo (do grego aphorismos "definição", a partir de aphorizein "delimitar, separar", de apó- "afastado, separado" ou "proveniente, derivado de" + horos, "fronteira, limite" e horizein "limitar", através do latim aphorismus) é uma sentença concisa, que geralmente encerra um preceito moral.

Fuente: wikipedia.org
Armando Baptista-Bastos
Armando Baptista-Bastos

Armando Baptista-Bastos (Lisboa) √© um jornalista e escritor portugu√™s. Estudou na Escola de Artes Decorativas Ant√≥nio Arroio e no Liceu Franc√™s (Lyc√©e Fran√ßais Charles Lepierre), em Lisboa. Iniciou a sua carreira como jornalista em O S√©culo passando, de seguida, a subchefe de reda√ß√£o de O S√©culo Ilustrado. Passaria em seguida pelas reda√ß√Ķes de O Di√°rio, Rep√ļblica, Europeu, Almanaque, Seara Nova, Gazeta Musical e Todas as Artes, √Čpoca, S√°bado e Di√°rio Popular, onde permaneceu por cerca de duas d√©cadas. Foi correspondente da Agence France-Presse, em Lisboa. Assinou ainda v√°rias colunas no Jornal…

Fuente: wikipedia.org
As Pequenas Memórias

As Pequenas Memórias é, sem rigor cronológico, a autobiografia do escritor José Saramago. Mais do que fazer literatura, embora em As pequenas memórias encontre-se o germe de muitos dos seus romances, a exemplo de Todos os nomes (1997) - na busca obstinada pela data da morte do irmão -, trata-se de um desafio para o escritor que, aos 84 anos, professo em cavernas, arquivos e evangelhos, concentra-se entre os quatro e os quinze anos de sua vida e fala, não do escritor, mas da pessoa e do modo de entender o mundo.

Fuente: wikipedia.org