Examen de Portugués de Castilla y León (PAU de 2010)

Comunidad Autónoma Castilla y León
Asignatura Portugués
Convocatoria Extraordinaria de 2010
Fase General

Informar de un error

Pruebas de Acceso a las Universidades de Castilla y León OPCIÓN A PORTUGUÉS Texto para los Alumnos N páginas 2 Vítimas de violncia doméstica No ano passado 16 pessoas morreram em Portugal em consequncia de violncia doméstica mais seis do que em 2008 indica um relatório da DirecoGeral de Administrao Interna a que a agncia Lusa teve acesso O relatório Violncia Doméstica 2009 afirma que entre as 30543 participaes por violncia doméstica s foras policiais houve diversos casos em que os ferimentos fo…

Temas mencionados new_releases

Lisboa
Lisboa

Lisboa GCTE √© a capital de Portugal e a cidade mais populosa do pa√≠s. Tem uma popula√ß√£o de 506 892 habitantes, dentro dos seus limites administrativos. Na √Ārea Metropolitana de Lisboa, residem 2 821 697 pessoas (2011), sendo por isso a maior e mais populosa √°rea metropolitana do pa√≠s. Lisboa √© o centro pol√≠tico de Portugal, sede do Governo e da resid√™ncia do chefe de Estado. √Č o "farol da lusofonia" (Daus): a Comunidade dos Pa√≠ses de L√≠ngua Portuguesa (CPLP) tem a sua sede na cidade. √Č ainda a capital mais a ocidente do continente europeu na costa atl√Ęntica.

Fuente: wikipedia.org
Assembleia da República
Assembleia da Rep√ļblica

A Assembleia da Rep√ļblica √© o √≥rg√£o legislativo do Estado Portugu√™s. √Č o segundo √≥rg√£o de soberania de uma Rep√ļblica Constitucional. √Č um parlamento unicameral, sendo composto por 230 Deputados, eleitos por c√≠rculos plurinominais para mandatos de 4 anos. A Assembleia da Rep√ļblica re√ļne-se diariamente no Pal√°cio de S√£o Bento, na freguesia da Estrela (Lapa), em Lisboa. Nas traseiras do edif√≠cio situa-se a Resid√™ncia Oficial do Primeiro-Ministro.

Fuente: wikipedia.org
Daniel Sampaio

Daniel Jos√© Branco de Sampaio GOIH ‚ÄĘ GCIP (Lisboa, 8 de setembro de 1946) √© um psiquiatra e escritor portugu√™s.

Fuente: wikipedia.org
Direção-Geral de Administração Interna
Direção-Geral de Administração Interna

A ou DGAI √© um servi√ßo central de suporte da administra√ß√£o directa do Estado no √Ęmbito do Minist√©rio da Administra√ß√£o Interna, dotado de autonomia administrativa, respons√°vel pela organiza√ß√£o e log√≠stica das elei√ß√Ķes, referendos e recenseamento eleitoral em Portugal.

Fuente: wikipedia.org
Uni√£o de facto

União de facto ou união estável é o instituto jurídico que estabelece legalmente a convivência entre duas pessoas, que para tanto seja aprovada que a "união estável" é similar ao casamento civil.

Fuente: wikipedia.org